BENEFÍCIOS

As pesquisas apenas comprovam o que muitas pessoas já perceberam: ir de bike ao trabalho é muito bom para saúde física e mental. O melhor desempenho no trabalho é uma consequência natural.

É bom para a sua saúde!

Quem vai de bike ao trabalho se estressa menos, tem menos ansiedade,
melhor humor e, naturalmente, melhor desempenho profissional.

No Reino Unido, um relatório da Cyclescheme, organização que promove a bicicleta como transporte prioritário nas empresas, indica que 82% das pessoas indo ao trabalho de bicicleta  passaram a se sentir menos estressadas.

Fonte: Cyclescheme

45% das empresas pesquisadas em outro  estudo citado no mesmo relatório afirmaram que o uso da bicicleta melhorou o desempenho dos seus colaboradores.

Como qualquer exercício físico, andar de bicicleta ajuda a combater a depressão.

Quem usa a bicicleta para ir ao trabalho apresenta menor risco de desenvolver doenças cardiovasculares, diabetes e vários tipos de câncer, entre outras enfermidades. Mais saúde, menos faltas ao trabalho.

Um estudo da Universidade de Glasgow que envolveu 263.450 pessoas, publicado em abril de 2017 no British Medical Journal, constatou que aquelas que iam de bicicleta ao trabalho tinham um risco 52% menor de morrer de doença cardíaca e um risco 40% menor de morrer de câncer. Além disso, o risco de elas desenvolverem uma doença cardíaca era 46% inferior, e o de desenvolver câncer, 45% menor.

Pessoas que pedalam por pelo menos 30 minutos por dia reduzem em até 40% do risco de desenvolver diabetes e, no primeiro ano de transporte ativo, tendem a perder cerca de  5 kg.

A pesquisa também comparou os benefícios para a saúde de caminhar e pedalar para o trabalho. Caminhar para o trabalho não implicou em redução significativa destes mesmos riscos.  Concluímos que pedalar até o trabalho é mais benéfico para a saúde que caminhar.

Pedalar com assiduidade também contribui para o  aumento da expectativa de vida.

Sem contra-indicação! Mesmo em cidades poluídas, pesquisas já comprovaram que os benefícios de pedalar são maiores que os danos causados pela eventual exposição à poluição durante o exercício.

A exposição à poluição do ar dentro de veículos é maior que a exposição ao pedalar na cidade.

É bom para a saúde de todos e do planeta!

Quanto menor a poluição do ar, menor é a incidência de doenças respiratórias nas cidades, o que representa um enorme ganho na saúde pública. A queda das emissões de carbono pelo setor de transporte, e a consequente redução dos impactos das mudanças climáticas, contribui para melhorar a saúde do planeta. O controle do aumento da temperatura global, por sua vez, facilita os cuidados com a saúde.

É prático!

A bicicleta é uma das formas de atividade física mais fáceis de serem incorporadas à rotina, permitindo assim que o próprio deslocamento ao trabalho por bicicleta seja suficiente para que se atinja os padrões de saúde pública recomendados, com a redução de custos para as empresas e para a sociedade.

No Reino Unido, uma pesquisa revelou os motivos mais alegados pelos britânicos que não exercem nenhuma atividade física: a falta de tempo; o fato de não gostar de academias; e o fato de não ter condições de pagar uma academia.

COMPARTILHE A SUA EXPERIÊNCIA

A sua empresa já desenvolve algum tipo de ação pontual ou estrutural de apoio à bicicleta?  Compartilhe-a aqui para inspirar outras organizações. Vamos alimentar nossa base de dados e nossas notícias. Conheça também as experiências de outras empresas consultando nosso mapa de iniciativas.