PRÊMIO SP DE BIKE AO TRABALHO

Está no ar o Prêmio "SP De Bike ao Trabalho 2018" do Bike Anjo para organizações da cidade de São Paulo que incentivam seus colaboradores a irem de bicicleta ao trabalho e colocam a saúde e qualidade de vida em primeiro lugar. O resultado? Equipes motivadas, cidades menos poluídas e um planeta com um clima mais seguro.

CONFIRME SUA PRESENÇA NO EVENTO DE PREMIAÇÃO!

INSCRIÇÕES ENCERRADAS!

Prêmio SP De Bike ao Trabalho 2018.

Você e sua empresa pedalando pela saúde.

O prêmio, realizado pelo Bike Anjo​, ​em colaboração com o Instituto Ethos e a GCCA (Global Call for Climate Action), tem como objetivo dar visibilidade às boas práticas das empresas de São Paulo que facilitam o uso da bicicleta no deslocamento ao trabalho e apostam nas pedaladas de seus colaboradores para promover saúde e qualidade de vida. Serão avaliados a inovação, a perenidade e/ou impacto das iniciativas. Empresas de pequeno, médio e grande porte serão considerada​s em diferentes categorias.

Acreditamos que, com o apoio das organizações, a bicicleta pouco a pouco vai sendo incorporada às rotinas de deslocamento da população nas cidades – começando pelo trajeto diário até o trabalho!

QUEM PODE PARTICIPAR

Empresas, organizações da sociedade civil, entidades governamentais e demais instituições formalizadas (CNPJ) com sede, escritórios e afins na cidade de São Paulo - SP podem se inscrever. As iniciativas devem promover o uso da bicicleta para seus colaboradores como meio de deslocamento ao trabalho, de diversas maneiras , como por exemplo:

  • Infraestrutura (bicicletários, vestiários, chuveiros etc.)
  • Incentivos aos colaboradores
  • Programas educacionais
  • Campanhas de sensibilização
  • Políticas corporativas, governança

CATEGORIAS

Para contemplar iniciativas de instituições de diversos portes e dinâmicas distintos, a premiação foi dividida nas seguintes categorias:

  • Pequena: até 30 empregados
  • Média: de 31 a 250 empregados
  • Grande: mais de 250 empregados

REGULAMENTO

Cada proponente poderá inscrever apenas uma iniciativa. Contudo, o proponente poderá inscrever como iniciativa um conjunto de ações realizado pela organização para promoção do uso da bicicleta como deslocamento ao trabalho, como por exemplo, um programa ou política.
Ações complementares (ex: redução de estacionamento para carros) são consideradas como complementar e não podem ser inscritas unicamente, sem que haja uma iniciativa específica de incentivo ao uso da bicicleta.
As iniciativas serão avaliadas pela comissão julgadora segundo os critérios: Impacto, Perenidade e Inovação.
Serão consideradas apenas iniciativas que já tenham sido implementadas ou que estejam em funcionamento parcial, desde que já apresentem algum resultado. Não serão consideradas iniciativas pontuais ocorridas no passado e que não sejam mais existentes na organização ou mostrem impacto na realidade atual.
Serão consideradas para avaliação somente iniciativas e instituições que estejam de acordo com a política de engajamento corporativo da Global Call for Climate Action (GCCA), parceira da campanha De Bike ao Trabalho 2018.
Caso necessário, a equipe do prêmio poderá solicitar uma visita ao local da iniciativa para validação.

PARTICIPE DO PRÊMIO

INSCRIÇÕES ENCERRADAS.

COMITÊ AVALIADOR

PREMIAÇÃO

A entrega do prêmio, representado por um troféu customizado para o tema De Bike ao Trabalho,
será realizada durante o Evento De Bike ao Trabalho – A Bicicleta pela Saúde em SP  2018,
no dia 11 de maio de 2018, das 9h às 13h, no Sesc Pinheiros, em São Paulo/SP.

Além disso, como parte do prêmio, a campanha se compromete a divulgar os premiados na mídia,
no site da campanha De Bike ao Trabalho e nas mídias do Bike Anjo.

Todos os inscritos no Prêmio serão convidados para a cerimônia de premiação.

CONFIRME SUA PRESENÇA NO EVENTO!

FAQ

O que é o Prêmio SP De Bike ao Trabalho 2018? Qual o seu objetivo?

O Prêmio De Bike ao Trabalho é a mais nova iniciativa do Bike Anjo, realizado em parceria com o Instituto Ethos e a GCCA – Global Call for Climate Action. Ele integra as ações da Campanha de Bike ao Trabalho, lançada em 2013 pelo Bike Anjo, inicialmente com as ações do Dia de Bike ao Trabalho.

O prêmio tem por objetivo tornar as empresas aliadas do uso da bicicleta como opção de transporte até o trabalho. Com a adoção de simples medidas que vão desde a construção de bicicletário e vestiário até incentivos financeiros para os colaboradores que usarem a bicicleta na rotina de deslocamento ao trabalho, organizações/ empresas podem contribuir para uma importante mudança cultural, a favor da mobilidade ativa por bicicleta na cidade de São Paulo.

Por que as organizações devem apoiar o transporte por bicicleta ao trabalho?

Ao investir em bicicleta, todos ganham: estudos realizados em diversos países apontam melhoras significativas na saúde das pessoas que vão de bike ao trabalho e da população como um todo, em consequência da redução da poluição do ar resultante da diminuição do número de automóveis movidos a combustíveis fósseis em circulação nas cidades. Com a diminuição das emissões pelo setor de transportes, reduz-se ainda os impactos nas mudanças climáticas, inclusive aqueles indesejáveis à saúde, como o aumento da temperatura global, que dificulta o controle de certas doenças e agrava os sintomas. Sem falar, é claro, nos benefícios para as próprias organizações/empresas que, ao contar com colaboradores saudáveis e motivados, têm ganhos consideráveis em produtividade no curto, médio e longo prazos e queda nos índices de absenteísmo1. Hoje, estudos permitem estimar ainda o custo que a vida sedentária representa para empregadores e para a sociedade2.

1. The role of active travel in improving health, Active Travel Toolbox, @Sustrans, 2017. https://www.sustrans.org.uk/sites/default/files/activetraveltoolbox_healthandwellbeing_part1v3.pdf
2. The EU cycling economy. Arguments for an integrated EU cycling policy. Europeans Cyclists Federation, 2016.https://ecf.com/sites/ecf.com/files/FINAL%20THE%20EU%20CYCLING%20ECONOMY_low%20res.pdf

Quem promove e/ou apoia o prêmio?

O Prêmio SP De Bike ao Trabalho 2019 é promovido pelo Bike Anjo, em colaboração com o Instituto Ethos e a GCCA – Global Call for Climate Action, e tem o apoio institucional do ICS – Instituto Clima e Sociedade.

Quem pode participar?

Podem se inscrever empresas, organizações da sociedade civil, entidades governamentais e demais instituições formalizadas (que possuam CNPJ) com sede / escritórios e afins na cidade de São Paulo – SP. Empresas de pequeno, médio e grande porte devem se inscrever em categorias diferentes e adequadas ao seu tamanho e realidade institucional.

Quais as categorias de premiação?

Para contemplar iniciativas de instituições de diversos portes e dinâmicas distintos, a premiação foi dividida nas seguintes

Categorias:

  • Pequena: até 30 empregados
  • Média: de 31 a 250 empregados
  • Grande: mais de 250 empregados

Haverá até 3 premiados, sendo um premiado por categoria (pequena, média e grande) e a possibilidade de 2 menções honrosas para cada categoria além do primeiro colocado.

Qual o prazo de inscrição?

As inscrições estarão abertas de 02 a 27 de abril de 2018.

Que tipo de iniciativa podem ser inscritas?

Iniciativas que promovam especificamente o uso da bicicleta para seus colaboradores como meio de deslocamento ao trabalho:

  • Infraestrutura (bicicletários, vestiários, chuveiros)
  • Incentivos financeiros (ex. ajuda ou custeio dos gastos com manutenção da bicicleta)
  • Programas educacionais
  • Campanhas de sensibilização
  • Políticas corporativas, governança

Qualquer tipo de iniciativa de apoio pode ser inscrito?

Não. Algumas iniciativas são consideradas complementares, quando não diretamente relacionada ao incentivo da bicicleta ao trabalho na cidade de São Paulo.
Exemplos:

  • Ações realizadas fora da cidade de são paulo
  • Ações voltadas para redução do uso de automóveis (ex. estacionamento para carros reduzido)
  • Ações de incentivo de uso de bicicleta por clientes e fornecedores
    etc.

Estas ações podem ser citadas para enriquecer as iniciativas descritas, mas não podem ser inscritas unicamente, sem haver uma iniciativa específica de incentivo ao uso da bicicleta.

Como será feita a avaliação?

As iniciativas inscritas serão avaliadas pela comissão julgadora a partir dos seguintes critérios:

  • Impacto – resultados quantitativos e qualitativos da iniciativa, demonstrando qual a metodologia usada para mensurar ou avaliar o impacto.
  • Perenidade – quão contínua e frequente é a iniciativa e seus resultados. O quanto estimulou resultados do incentivo ao uso da bicicleta ao trabalho no longo prazo.
  • Inovação – ser uma iniciativa inovadora, com abordagem original e com a possibilidade de ser ampliada e reproduzida em outras organizações.

Qual será o prêmio? Quando será a premiação?

O Prêmio De Bike ao Trabalho São Paulo 2018 terá caráter simbólico.

A entrega do prêmio, representado por um troféu customizado para o tema De Bike ao Trabalho, será realizada durante o Evento De Bike ao Trabalho São Paulo 2018, no dia 11 de maio de 2018, das 9h às 13h em São Paulo/SP.

Além disso, como parte do prêmio, a campanha se compromete a divulgar os premiados na mídia, no site da campanha De Bike ao Trabalho e nas mídias do Bike Anjo.Todos os inscritos no Prêmio serão convidados para a cerimônia de premiação.

NOTÍCIAS

Press Release Campanha De Bike ao Trabalho 2021

| Imprensa, Materiais, Notícias | No Comments
O objetivo é mobilizar organizações, empresas e indivíduos para incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte, por mais saúde, menos poluição nas cidades e…

Press Release + Fotos | Campanha De Bike ao Trabalho 2019

| Imprensa, Materiais, Notícias | No Comments
O objetivo é mobilizar organizações e indivíduos para incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte, por mais saúde, menos poluição nas cidades e…

11 de maio de 2018 foi o Dia de Bike ao Trabalho!

| Notícias, Resultados | No Comments
De Fortaleza a Curitiba, de Cuiabá a Vitória, cidadãos e empresas de diversas cidades do país realizam diversas ações  para mostrar que andar de bicicleta…