NotíciasResultados

11 de maio de 2018 foi o Dia de Bike ao Trabalho!

May 15, 2018

De Fortaleza a Curitiba, de Cuiabá a Vitória, cidadãos e empresas de diversas cidades do país realizam diversas ações  para mostrar que andar de bicicleta pode ser mais do que uma opção de esporte e lazer. Cada vez mais, a bicicleta passa a integrar a rotina de deslocamento dos brasileiros. Este é o objetivo da Bike Anjo que, com sua rede de voluntários, vem ajudando as pessoas a andar de bicicleta, traçar rotas e itinerários mais seguros. Dessa forma, contribui para tornar possível o uso da bicicleta no dia a dia.

Na manhã, do dia 11 de maio, quem optou ir #DeBikeAoTrabalho, encontrou no caminho, estações de café da manhã (e de manutenção de bike!) espalhadas pelas ciclovias de diversas cidades do Brasil!

A ação faz parte da campanha e foi promovida por ciclistas em empresas como incentivo e apoio a quem faz uso da bicicleta como principal meio de deslocamento até o trabalho!

Ao longo do dia, diversas ações aconteceram por todo o Brasil, promovidas por empresas/organizações e pela sociedade civil. Além dos cafés da manhã, também foram organizados pitstops em ciclovias para manutenção e reparos de bicicletas, eventos, palestras e debates.

Em São Paulo —  No Dia De Bike ao Trabalho, em evento que reuniu representantes do cicloativismo e terceiro setor, empresas e poder público no Sesc Pinheiros esta manhã, foi entregue o Prêmio SP De Bike ao Trabalho, iniciativa da Bike Anjo e do Instituto Ethos, em sua primeira edição. O prêmio, inédito na América Latina, tem como objetivo reconhecer e fomentar as boas práticas empresariais de apoio à bicicleta. Comumente associado à solução para mobilidade urbana sustentável, o evento procurou mostrar que o uso da bicicleta no dia a dia pode e deve ser parte de uma estratégia de promoção de saúde.

A Eureka Coworking foi a empresa premiada na categoria pequenas empresas, por sua inovação: com apenas quatro anos de trajetória, a empresa nasceu com a vocação de impulsionar a mobilidade ativa.

“Desde a inauguração, adotamos como política oferecer desconto ao profissional que chegasse ao co-working de bicicleta”, explica Daniel Moral, criador da Eureka. “Trabalhamos no espírito da economia colaborativa, e entendemos também que não dá para achar normal o uso de um carro por pessoa. Temos que pensar em otimizar recursos e não gastá-los no mundo de hoje.”

O Itaú Unibanco foi o premiado da categoria grandes empresas pelo impacto e capilaridade das ações. Com iniciativas hoje já conhecidas pelos brasileiros, principalmente devido ao sistema de bicicletas compartilhadas que inaugurou no país, o Itaú Unibanco se empenhou também no fomento ao uso da bicicleta por seus próprios funcionários.

Natália Cerri, do departamento de relações institucionais do Itaú Unibanco, conta que “um trainee da empresa, ciclista que sempre associou a imagem do banco à bicicleta, ficou surpreso ao perceber que não encontrava vagas no bicicletário da empresa e era necessário solicitar formalmente esta demanda.”

Desde então, o Itaú Unibanco duplicou as vagas em bicicletários de todos os pólos administrativos em São Paulo.

Veja as fotos do evento!

Leave a Reply