Notícias

Sexta de Bicicleta, De Bike ao Trabalho!

May 7, 2013

O dia 10 de Maio é dia De Bike ao trabalho, mas todos os dias podem e devem ser dias para pedalarmos para o trabalho, escola, barbeiro, ginásio… Bom, este último talvez não seja preciso porque andar de bicicleta já dá um bom preparo físico para quem opta por este meio de transporte. 😉

Em Portugal, o parceiro MUBi lançou há algumas semanas um projeto de divulgação da bicicleta como meio para ir ao trabalho: o Sexta de Bicicleta.

Como um bom boato, a ideia foi passando de boca em boca, pessoalmente, e pelas mídias sociais – não se gastou nem um euro para divulgação!
A resposta das pessoas foi impressionante: em menos de 24h havia cerca de 250 inscritos para ir De Bike ao Trabalho! Mulheres e homens (cerca de metade-metade!), de diferentes idades, profissões, uns que já pedalavam regularmente no seu dia-a-dia, outros que não o faziam e agora começam a fazê-lo toda sexta-feira.

Os promotores da ação contam um pouquinho como está a campanha:

“Os participantes vêm de todas as partes do país. As localidades são tantas que facilmente se conseguiu juntar os seus nomes e construir o logotipo do Sexta de Bicicleta! Em breve, à medida que a ideia passa de amigo a amigo e de colega a colega, serão milhares 🙂

Desde então, já aconteceram duas Sextas de Bicicleta. Nestas duas sexta-feiras notámos que nos cruzámos com mais pessoas que também pedalavam, e os estacionamentos de bicicletas do edifício onde trabalhamos ou estudamos parecem aogra mais ocupados com bicicletas. Dever-se-á ao bom tempo e a outros factores, mas certamente parte da explicação está também no Sexta de Bicicleta.

A cada Sexta de Bicicleta deu para todos sentirmos o entusiasmo com que todos estamos envolvidos neste movimento colectivo que tenta surpreender as ruas às sextas-feiras. Através do Facebook, choveram fotos e vídeos de participantes a partilharem as suas voltas incríveis que, em simultâneo com os outros participantes, deram naquele dia enquanto iam para o trabalho, escola, compras ou simplesmente beber um chocolate quente ao fim do dia.

Honestamente, não podíamos ter imaginado um início melhor quando esboçámos esta ideia há uns meses atrás. E nada disto teria sido possível sem a participação de todos em conjunto neste plano colectivo de mudar as nossas cidades para melhor, semana a semana.

Obrigado a todos!
Continuem a trazer a bicicleta convosco à sexta-feira e a desafiar amigos, familiares, colegas, clientes a juntarem-se também.”

Fica a dica de uma campanha que você também pode fazer acontecer na sua cidade.

Faz uma Sexta de Bicicleta, pedala De Bike ao Trabalho todos os dias!

 

Leave a Reply